Petingas no Forno com Migas de Nabiça e Feijão Frade • Receita da Mãe







Esta receita é da minha Mãe.
Não resisti a colocá-la pois é uma comida bem típica, mas que eu não faço em minha casa...
Por isso deixo a receita de como a minha Mãe a confecciona...

Para as Petingas no Forno
Ingredientes:
| Petingas
| Farinha de Milho
| Cebola
| Alho
| Tomate
| Massa de Pimentão
| Vinho Branco
| Louro
| Sal, pimenta, piri-piri
| Broa de Milho esfarelada

Preparação:
Num tabuleiro que possa ir ao forno coloque uma cama de cebola, a cobrir toda a superfície.
Amanhe as Petingas, retirando a tripa do centro e limpando-as.
Passe-as por farinha de milho e coloque-as por cima da cebola.
Faça um molho com o alho, o tomate esmagado, a massa de pimentão, o louro, vinho branco e os temperos a gosto.
Quem gostar pode colocar também pimento cortado às tiras fininhas (eu não gosto nada de pimento, por isso a minha mãe não colocou...)
Deite-o por cima das petingas e finalize com a broa esfarelada.
Leve a forno pré-aquecido a 190º a cozinhar.






Para as Migas de Nabiça e Feijão Frade
Ingredientes:
| Nabiças
| Alho
| Louro
| Broa de Milho
| Feijão Frade
| Leite
| Farinha de Milho

Preparação:
Coza as nabiças, temperando com sal a gosto.
Se necessário, para que cozam mais depressa e fiquem mais verdes, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
Escorra-as e reserve.
Faça um refogado com azeite, alho e louro.
Adicione a broa de milho esfarelada e deixe cozinhar um pouco.
Depois as nabiças, envolvendo tudo.
O feijão frade e colocar um pouco de leite e farinha de milho, para ficarem as migas cremosas.
Não é necessário muito, o melhor é ir colocando aos poucos até achar que tem a textura ideal.
Rectificar os temperos se necessário.
Servir bem quentinho.

Etiquetas: , ,