Arroz Doce sem Ovos






Depois de ler um post da Maria, do Coração ao Pé da Boca, em que falava de Arroz Doce, reparei que nunca tinha experimentado fazer na Bimby.
A minha mãe costuma fazer muita vez, e muito bom!!!
Por isso em minha casa raramente o faço... mas fiquei com aquele desejo...

Receita do Livro Base da Bimby, com a dica da Psychic, do Sítio do Sol, de substituição das gemas de ovos por farinha Custard.
A proporção é de uma colher (de sopa) de farinha Custard por cada gema.
Resulta numa textura muito cremosa e com um sabor muito agradável.
Como acho que a Custard deixa sempre um leve sabor a baunilha, em vez do pau de canela usei uma vagem de baunilha, para acentuar mais o sabor.
Reduzi a quantidade de açúcar.

Ingredientes:
| 1 litro de Leite (useu Meio-Gordo)
| 130 gr. de Arroz (usei Risotto)
| 1 Casca de Limão
| 1 Pau de Canela (usei uma Vagem de Baunilha)
| 1 pitada de Sal
| 100 gr. de Açúcar
| 4 colheres (de sopa rasas) de Farinha Custard
| Canela em pó para decorar

Preparação:
No copo da Bimby, deitar o leite, o arroz, a casca de limão, a vagem de baunilha (ou pau de canela) e o sal.



Programar 45 min., temp. 90º, veloc. colher inversa.
Quando terminar o tempo adicionar o açúcar misturado com a farinha custard, mexer um pouco com a espátula para incorporar no arroz e programar mais 10 min., temp. 90º, vel. colher inversa.





Deitar em tacinhas individuais, ou numa travessa.



A Maria queixou-se à uns tempos de o arroz doce ter pegado ao fundo do copo da Bimby.
Comigo tal não aconteceu, como se pode verificar nesta foto:



Deixar arrefecer e decorar com canela em pó.





Ficou muito cremoso.
Quem não tiver farinha Custard pode substituir por duas saquetas de Pudim Flan Chino (aqueles pacotinhos azuis).
A minha mãe utiliza uma saqueta para cada meio litro de leite.
Ou um Pudim Boca Doce de Baunilha, dá para um litro de leite.

Etiquetas: , ,