Cornucópias Recheadas com Creme de Pasteleiro





Em casa não somos muito gulosos de doces, e grande parte dos que faço são para comemorações com a família, ou para ofertas.
As cornucópias, porém, são um doce que apreciamos bastante, e que eu nunca tinha feito pois não encontrava as formas cónicas necessárias para a execução das mesmas.
Uma amiga informou-me que sabia onde se vendiam e disponibilizou-se a enviar-me por correio.
Juntamente com as formas enviou também um preparado para o recheio que normalmente se vende em pastelarias, o tradicional creme de pasteleiro.

Deixo aqui o meu agradecimento pela tua amabilidade Lígia!
Um grande beijinho!!!

Fiquei estupefacta com a facilidade de execução do creme!
Apenas se junta açúcar e água et voilá!
E rende imenso!

No entanto, vou deixar aqui o apelo a quem conheça uma receita do creme de manteiga (parece chantilly) que também serve de recheio às cornucópias.
Agradeço imenso que me enviem por mail pois gostava de experimentar, também, com esse recheio.

Depois de tanta explicação falta indicar onde fui buscar a inspiração para a execução das cornucópias... ao Ritual de Sabores, da minha querida amiga Cinha!

Ingredientes:
| 1 embalagem de Massa Folhada Fresca (usei do Lidl pois é rectangular)

| 1 Ovo
| Açúcar em Pó

| Creme de Pasteleiro para Rechear

Preparação:
Desenrola-se a massa folhada fresca e cortam-se pequenas tiras, com a largura de 2 cm. (2 dedos +/-).



Enrola-se as tiras de massa folhada nas formas cónicas, que depois se pincelam com ovo batido com um pouco de leite.





Colocam-se as formas num tabuleiro forrado com película de silicone.
Convém que o pedaço final da massa folhada enrolada fique voltado para baixo.



Leva-se a forno pré-aquecido a 190º até ficarem douradas a gosto.



Desenformam-se ainda quentes.
Tive um pouco de dificuldade em desenformar, algumas partiram-se.
Para a próxima vez vou untar as formas com azeite para ver se desenformam melhor.

Entretanto prepara-se o recheio.
Como já referi usei um preparado para creme de pasteleiro:



Para 100 gr. deste preparado junta-se 100 gr. de açúcar e 300 ml. de água fria.
Mistura-se com uma vara de arames e já está!





Recheiam-se as cornucópias e, a gosto, polvilham-se com açúcar em pó.





Deliciosas!

Etiquetas: , ,