Açorda de Galinha com Grão à Algarvia







Os meus Pais estiveram no Algarve há pouco tempo e comeram uma açorda de galinha com grão que lhes agradou imenso.
Então a minha Mãe resolveu reproduzir cá em casa a receita para nós experimentarmos também.
Aqui entre nós... eu não gostei.
Achei muito deslavado, sem cor, sem grandes temperos... soube-me a canja mas sem massa.
Gosto da comida mais temperada, a fazer novamente adicionava um refogado bem apurado com a carne, juntando tomate, massa de pimentão, ervas aromáticas, de modo a puxar mais pelos sabores.
De qualquer modo deixo a receita tal como a Mãe fez, pois o modo tradicional de servir esta açorda no Algarve, pelo que eles me disseram, é mesmo assim, bem simples.

Ingredientes:
| 1 Galinha ou Galo Caseiro
| 1 Caldo de Tempero de Galinha
| 1 Cebola Inteira descascada
| Hortelã

| Pão Caseiro de Véspera, ou Pão Torrado
| Grão Cozido

Preparação:
Na panela de pressão coloca-se a galinha ou o galo a cozer, em pedaços pequenos, temperando com um caldo de tempero de galinha e adicionando uma cebola inteira descascada e hortelã.
Deixa-se cozer até a carne estar tenra.

Adiciona-se o grão cozido e rejeita-se a cebola.
Numa terrina funda coloca-se o pão caseiro de véspera, ou pão torrado, e por cima deita-se a galinha cozida com o grão.
Serve-se bem quente.





Etiquetas: , ,