Bolo de Requeijão com Base de Bolacha e Ameixas





O Aniversário já passou, falta mostrar então os bolos para a comemoração!!!!!
Antes de mais quero agradecer a todas as pessoas que me deixaram e deixam mensagens aqui no blog, são todas muito importantes para mim!
É com grande prazer e amizade que leio as vossas palavras e que recebo as vossas visitas.

OBRIGADO.

Este ano escolhi três receitas, todas bem diferentes, pois assim tive a certeza que agradei a todos!

O Bolo de Requeijão, que de todos os que fiz para o meu aniversário foi o que mais gostei, é para apreciadores de queijo.
Nota-se o sabor do requeijão, suave, discreto, mas nota-se.
Como grande apreciadora de todos os géneros e feitios de queijo claro que adorei!

Além do queijo, algo que me agradou foi a base de bolacha levar ameixas.
Gostei imenso, deu um ar muito requintado e imensamente saboroso, pessoalmente não gosto de bases de bolacha simples, e esta ficou mesmo óptima.


Ingredientes:
| 500 gr. de Requeijão
| 1 lata de Leite Condensado
| 4 Ovos

| 100 gr de Ameixas Pretas sem caroço
| 1 cálice de Vinho do Porto
| 200 gr. de Bolacha de Aveia ou Digestiva
| 60 gr. de Margarina

Preparação:
Fiz esta receita utilizando as minhas duas Bimbys, uma para o creme de requeijão e outra para bater as natas e depois para fazer a base de bolacha e ameixas.
O modo mais rápido, a meu ver, de fazer esta receita, de modo a que não tenham que lavar e limpar o copo da Bimby, é começar por bater as claras em castelo, depois fazem a base de bolacha e então lavam o copo e fazem o creme de requeijão.
Deixo o modo de como eu fiz, mas com dois copos separados.

Cortam-se as ameixas em pedaços e colocam-se a macerar em vinho do Porto.






No copo da Bimby coloca-se o requeijão.



Programa-se 15 seg., vel. 6.



Adiciona-se o leite condensado e programa-se 2 min., vel. 4.
Enquanto isso colocam-se as claras a bater.
Conforme fui separando as gemas das claras adicionei, pelo bucal, as gemas à mistura de requeijão.



Para as claras baterem em castelo programa-se 4 min., temp. 37º, vel. 4, com a borboleta colocada e no copo bem limpo e seco.

Junta-se as claras à mistura de requeijão e envolve-se com a espátula, delicadamente e sem bater.



No copo da Bimby coloca-se as ameixas, juntei também o vinho do Porto em que maceraram.
Trituram-se com uns toques de turbo.



Adiciona-se a bolacha e tritura-se novamente, programando 15 seg., vel. 6.
Junta-se a margarina e mistura-se 15 seg., vel. 6.
A base de bolacha e ameixas ficou escura pois, além das ameixas serem pretas utilizei também umas bolachas de chocolate que já estavam a ficar moles.

Coloca-se a base numa forma de mola, calcando bem.



Por cima deita-se o preparado de requeijão.
Leva-se a forno pré-aquecido a 190º durante cerca de 40 minutos, ou até ficar dourado a gosto.
Faz-se o teste do palito, que deve sair seco.

Desenforma-se apenas depois de completamente frio, eu mantive no frigorífico de um dia para o outro e só o desenformei na altura de servir.
Fica bem consistente, muito saboroso e não é demasiadamente doce, para mim o ideal!



Etiquetas: ,