Torta de Côco Enrolada com Açúcar e Alfazema







O aniversário do meu irmão é logo a seguir ao da minha filha, e calha sempre a um feriado: 25 de Abril.
Ele não é dado a grandes festividades, ao contrário de mim!
É engraçado verificar como os irmãos são sempre tão diferentes, tanto no meu caso como com os meus filhos.
Somos educados da mesma maneira e temos feitios completamente contrários.
Eu sou muito extrovertida, falo pelos cotovelos, raramente fico sem resposta e nunca páro quieta.
Ele é sossegadinho, um paz de alma, podem dizer-lhe o que quiserem que muito raramente se exalta (a não ser que o Benfica perca o jogo!!!!), o que mais gosta é estar deitadinho no sofá (quando a coluna o permite) a ver as séries todas que passam na televisão... ah, e adora comer pimentos!!!!!
Mas é o meu irmão preferido! E único!

Para o seu aniversário fiz duas tortas, uma de côco, que mostro em seguida, e outra de laranja e limão, que mostrarei noutro post.

Ao enrolar as tortas coloquei num pano açúcar e alfazema, e depois enrolei.
Ficaram com um aspecto, e um aroma, delicioso!
Fica a sugestão que resulta com muitas mais receitas.

A receita é do livro Doces e Sobremesas, da Bimby, pág. 64.

Ingredientes:
| 5 Gemas
| 5 Ovos Inteiros
| 250 gr. de Açúcar (reduzi drasticamente a quantidade de açúcar, que é um perfeito exagero na receita original: 400 gr.)
| 80 gr. de Margarina
| 200 gr. de Côco Ralado

Preparação:
Quando a receita pede apenas as gemas, como é o caso, coloco as claras num tupperware, escrevo a quantidade e congelo. Depois utilizo para outras receitas.



No copo da Bimby coloca-se as gemas, os ovos inteiros, o açúcar e a margarina.
Programa-se 4 min., temp. 37º, vel. 3.
No final do tempo junta-se o côco pelo bucal e envolve-se 10 seg., vel. 3.



Deita-se o preparado num tabuleiro forrado com papel manteiga e leva-se a forno pré-aquecido a 190º durante 15 minutos, ou até ficar consistente. Assim que se espetar o palito e sair seco retira-se, pois não deve cozer demasiado senão parte ao enrolar.



Polvilha-se um pano de cozinha com açúcar e com um pouco de alfazema.





Desenforma-se a torta para cima do pano e enrola-se delicadamente.
Deixa-se arrefecer assim enrolada, e depois transfere-se para um prato.
Eu corto sempre as extremidades, para ficar mais perfeita.



Fica muito húmida, é bastante doce e muito saborosa.
Gostei mesmo muito do toque da alfazema, fica perfeito.











Etiquetas: