Juramento de Bandeira • Tropas Pára-Quedistas • Tancos









O meu afilhado Daniel escolheu alistar-se nas Tropas Pára-quedistas Portuguesas.
Hoje, dia 7 de Maio, logo pela manhã, foi a cerimónia do seu Juramento de Bandeira.
O que há uns anos atrás era comum entre os jovens, pois o regime militar era obrigatório, hoje em dia escasseia e são poucos os que chegam a esta fase do Juramento de Bandeira.
Assisti já a três cerimónias deste genéro.
A primeira foi a do meu marido, em Elvas; a segunda foi do meu irmão, em Coimbra. Nestes casos por obrigatoriedade.
E hoje foi a vez do nosso Daniel, não por obrigação mas sim por escolha pessoal, e espero que seja muito bem sucedido nesta carreira que abraçou.
Beijinho muito bom da Madrinha!

O Daniel é meu primo, o filho do meio da minha Madrinha, e cresceu sempre comigo e com o meu irmão, bem como os outros dois irmãos dele. São sem dúvida os meus primos preferidos, os mais chegados a nós e aqueles com que temos sempre contacto, apesar de vivermos em cidades diferentes.
Foi com grande orgulho que todos assistimos a esta fase da sua vida.











A cerimónia decorreu em Tancos, onde também o meu Pai já foi Pára-quedista, mas curiosamente onde eu nunca tinha ido.
Gostei mesmo muito, é uma experiência única.









Primeiro chegaram a marchar, todos formados e com o uniforme de combate (super fashion!!!), e a bela da luvinha branca a condizer com o lenço ao pescoço, brutal!
Depois de prestar homenagem ao "Zé Rato" (estátua que se encontra à entrada), seguiu-se a cerimónia de Juramento de bandeira, em que todos eles entoam o Hino de Portugal, juram lealdade à Pátria e beijam a Bandeira Portuguesa.






































No final da cerimónia, e já ao regressar à caserna, ainda tiveram direito a um "miminho" com direito a assistência para incentivar!






Este juramento foi apenas para 29 formandos, a unidade à qual o meu afilhado pertence.
Ainda tivemos oportunidade de ir conhecer as casernas onde dormem (credo, faz ali tanta falta um toque feminino!!!! É mesmo "como na tropa"!!!!!)











Etiquetas: