Doce de Cereja







O ano passado, mais ou menos por esta altura, mostrei esta reportagem de um doce de cerejas que tinha feito.
Voltei a repetir a experiência, desta vez com uma quantidade maior pois tinha uma caixa de cerejas que tinha trazido da nossa viagem a Madrid, já bastante maduras e que necessitava aproveitar.

Para aromatizar e tornar ainda melhor o doce utilizei umas especiarias à base de canela e cardamomo, que a minha amiga Gracinda me ofereceu.

Para retirar o caroço às cerejas usei um descarossador de cerejas, muito útil, e que me foi oferecido pela Mónica.

Obrigado meninas pela vossa gentileza!

Como era uma quantidade grande de cerejas fiz no tacho.



Ingredientes:
| 1200 kg. de Cerejas
| 400 gr. de Açúcar (calculo a proporção em metade do peso da fruta em açúcar, e retiro sempre mais um pouco)
| Mistura de Especiarias (à base de Canela e Cardamomo)

Preparação:
Lavam-se bem as cerejas, retira-se o pícaro e o caroço.
Utilizei um descarosador de cerejas, mas pode fazer-se esta operação na Bimby (ver aqui).





Pesam-se as cerejas e adiciona-se metade do seu peso em açúcar, eu retiro sempre um pouco mais de açúcar pois a cereja é uma fruta bastante doce. Cada qual faz a seu gosto.
Aromatizei com uma mistura de especiarias à base de canela e cardamomo.





Desta vez optei por não triturar a fruta, pois pretendia que ficassem pedaços maiores.
Leva-se ao lume durante 1 hora, ou até ficar no ponto pretendido.
Geralmente o doce está pronto quando fizer "ponto de estrada", isto é, ao passar a colher no fundo do tacho, esta abre um sulco.
Claro que pode sempre deixar-me mais líquido ou mais consistente.
No entanto não se esqueçam que, ao arrefecer, o doce ganha mais consistência.

Pode deixar-se a fruta mais inteira, como foi o meu caso, ou desfazer-se, triturando logo de início ou fazendo-o depois de pronto.



Este doce vai servir maioritariamente para acompanhar queijo e presunto, uma das nossas sobremesas preferidas cá em casa.



Etiquetas: