Puré Rústico de Grão e Tomate





Foi a primeira vez que fiz, e que provei, puré de grão.
E fiquei completamente fã!

Vi um post no blog da Sónia Meirinho e recordei que há bem pouco tempo tinha visto uma receita também de puré de grão no Mar da Noruega.
Apesar de serem receitas diferentes ambas têem como base o grão transformado em puré, ideia que me agradou!
Experimentei fazer as coisas ao meu gosto, com os temperos que não dispenso e que dão "o toque" que cá em casa gostamos, e resultou num puré bem saboroso, com uma côr linda e que acompanha muito bem tanto carne como peixe, pois o seu sabor é leve.
Deixo então a minha versão.

Ingredientes:
| Grão de Bico [usei uma lata pequena de grão cozido]
| 1 Cebola Pequena
| 1 Dente de Alho
| Azeite
| 1 Tomate bem maduro
| Farinha
| Sal Aromatizado com Ervas
| Orégãos

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a cebola e o alho.
Pica-se 10 seg., vel. 7.
Adiciona-se o azeite e o tomate bem maduro cortado em pedaços.



Programa-se 7 min., temp. 100º, vel. 1.
O tomate bem maduro desfaz-se bem no refogado, não necessita de se triturar.



Escorre-se bem o grão e junta-se no copo da Bimby.
Utilizei uma lata pequena de grão de bico cozido, deu perfeitamente para duas pessoas.



Adiciona-se um pouco de farinha e desfaz-se na vel. 6.





Se necessário juntar um pouco de leite, no meu caso não foi preciso, ficou na consistência ideal.

Temperar com sal aromatizado com ervas e com orégãos.



Envolver bem e servir com azeitonas.



Pode ser levado ao forno para ganhar uma crosta ou servido logo.



Etiquetas: