Flôr de Pão Vitale em Crosta de Sementes de Papoila, Linhaça, Sésamo e Girasol







Comemora-se hoje, 16 de Outubro, o Dia Mundial do Pão e também o Dia da Alimentação.

O Pão faz parte integrante da alimentação de todos os povos, e cada vez surgem mais variedades de pão.
Com relativa facilidade se faz pão em casa, e tenho em crer que será cada vez mais usual esta prática, pois assim conseguimos exactamente o pão como gostamos, quentinho, caseiro e saboroso.
As máquinas de fazer pão vieram dar uma grande ajuda, bem como as farinhas pré-preparadas.
Basta juntar água e em pouco tempo aparece, como por magia, um pão acabado de fazer.
A minha preferência em farinhas vai para as da Nacional.
Utilizei quase todas as variedades de farinhas pré-preparadas e com todas obtenho bons resultados.

Como comemoração deste dia ofereço a todos os que me visitam um pouco desde Pão, em forma de FLÔR, como agradecimento pelas visitas e pelos comentários que me deixam.
O meu MUITO OBRIGADO!

E desejo que, apesar de todos os sacrifícios e privações que tenham, nunca a ninguém falte na mesa o PÃO.

Ingredientes:
| 300 ml. de Água morna
| 500 gr. de Farinha preparada para Pão Vitale, da Nacional

Preparação:
Na cuba da máquina de fazer pão coloca-se os ingredientes, pela ordem indicada: primeiro os líquidos depois os sólidos [água + farinha].



Escolhe-se o programa desejado.
Eu prefiro amassar na máquina de fazer pão, depois moldar e cozer no forno, por isso seleccionei o programa de AMASSAR, na minha máquina é o 8.
Demora 1H30.

No final retira-se a massa e molda-se a gosto [as fotos que se seguem não estão muito nítidas, pois foi a Alexandra Luísa que as tirou, visto que eu estava, literalmente, com a mão na massa!]
Dá para perceber que a massa é facilmente moldável, não necessitei de adicionar farinha para a moldar.
Apenas untei as mãos com um pouco de azeite e dei a forma desejada.



Esta farinha é muito a meu gosto pois contém cereais, 7 cereais que se notam perfeitamente na massa depois de levedada.
Além disso, e para realçar e tornar o pão mais apelativo, molhei ligeiramente cada bolinha com um pouco de água e depois passei por uma mistura de sementes, assim as sementes agarram bem à massa.



A mistura era de sementes de papoila, sementes de linhaça, sementes de girassol e sementes de sésamo.









Coloquei as bolinhas em cima de um tabuleiro de forno forrado com um tapete de silicone dispostas em forma de flôr.



Leva-se a forno pré-aquecido a 50º durante 20/30 minutos, para levedar mais um pouco e ajudar a manter o formato desejado.
Depois coze-se a 220º durante 15 minutos, depende do forno.



O pão ficou óptimo, muito apelativo e saboroso.
Não adicionei mais nada, nem sal, nem fermento, o que vêem é só mesmo o resultado da farinha pré-preparada misturada com água.



Ainda morno, recheado com queijo creme, como adoro!

Etiquetas: , , , , ,