Dia do Bolinho



O Dia do Bolinho, nesta zona onde resido e também na zona onde eu nasci, é o Dia de Todos-os-Santos, comemorado a 1 de Novembro.
É tradição as crianças irem "pedir o Bolinho".
Na escola, no dia que antecede o feriado do Bolinho, as crianças vão pedir o Bolinho pelas ruas da cidade, e fazem na escola o seu próprio Bolinho, umas Broas de Todos-os-Santos que depois trazem para os Pais provarem.

Além disso como actividade de trabalhos manuais fazem a sua saquinha de pedir Bolinho, a deste ano da Alexandra era a que se vê nas fotos.





Conta a minha Avó Mariana que é um dia em que se deve visitar, no cemitério, as campas dos entes queridos que já faleceram.
Eu tenho uma opinião muito especial acerca de cemitérios, não gosto. Não gosto de cerimónias fúnebres. Não gosto da tristeza que dá quando as pessoas lá vão.
Nunca gostei, dificilmente com esta idade irei mudar de opinião.
Respeito a opinião de cada pessoa relativamente a este assunto, mas eu sou totalmente a favor da cremação.
Quando eu morrer quero ser cremada.
A minha família sabe desta minha «exigência», mas para o caso de se esquecerem deixo aqui escrito para que não restem dúvidas!

A conversa acerca da morte nada tem a ver com os posts que irei colocar de seguida, não se assustem, tem apenas a ver com o dia que se comemorou, e que penso cada vez estar a perder as suas tradições.
Cá em casa a tradição de "ir pedir o Bolinho" mantém-se, e a tradição de reunir a família toda também!
Como o feriado deste ano tornou o fim-de-semana prolongado, a festa durou mais tempo, logo as receitas que por aqui irão aparecer nos próximos dias serão relativas a isso.

Não faltaram as tradicionais Broas de Todos-os Santos, os Velhoses, várias sobremesas e pratos principais.
Preparados?

Etiquetas: