Congelar Espargos



Tenho alguns truques em relação aos legumes e verduras, que hoje partilho convosco.
Nem sempre encontro à venda os ingredientes que pretendo, como tal gosto de os ter congelados para sempre que necessito estarem prontos a usar.
O caso do espargos verdes frescos é o mais notório, pois como são um legume relativamente caro não é muito vulgar de se encontrar, aqui nesta zona, à venda.
Quando tal acontece compro uma quantidade maior, lavo muito bem e corto em pedaços uma parte, outros deixo inteiros.



Coloco-os em caixas de congelação da tupperware e guardo no congelador durante o tempo necessário.
Creio que o máximo que os mantive congelados foram dois meses, mas penso que aguentam mais.



Sempre que necessito basta retirar a quantidade pretendida, e já cortados ou inteiros, e deixam descongelar uns minutos.
Ficam pontos a utilizar e com uma cor bem viva e agradável.

O mesmo se passa com cenouras, nabos, alho francês e espinafres [assim de momento é o que me recordo já ter congelado].
Quando tenho em excesso, ou sei que vou estar uns dias sem cozinhar e para que não se estraguem, lavo muito bem, corto em pedaços e congelo.
O tomate [não o que utilizo em salada, apenas o que uso para cozinhar ou para fazer doce], também congelo, depois de bem lavado e de lhe retirar o pícado coloco, inteiro, em caixas de congelação maiores e sempre que preciso retiro para colocar em refogados.
As ervas aromáticas, como salsa, coentros, hortelã, também se podem congelar, bem lavadas e cortadas em pedaços, prontas a usar.
A experiência que ainda não fiz foi a de congelar cebola e alho, pois como aguentam muito tempo nunca tive necessidade de prolongar a sua utilização através da congelação, mas pelo que já li é possível.

Etiquetas: