Sementes de Linhaça • Como consumir



Tinha colocado AQUI um tópico à imenso tempo acerca deste assunto, em que explicava os benefícios do consumo das sementes de linhaça.
Volto a transcrever:

“É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.”

Fonte: http://www.segs.com.br/linhaca.htm





Desde então que as consumo regularmente, inteiras ou trituradas, pois noto que têem uma boa influência a nível intestinal.
Depois de receber algumas mensagens com dúvidas acerca das sementes de linhaça, aqui fica o modo como as trituro.
Se pesquisarem na net encontram muita informação acerca deste assunto e como podem consumir as sementes quase sem se dar por ela.

Pessoalmente não gosto do cheiro, faz-se sempre lembrar a alpista dos piriquitos da minha Mãe [e eu detesto passaritos ou o cheiro que deitam tanto os animais como a sua comida], mas depois de misturar com iogurte, que é como mais utilizo, não se nota nada.
Poderá juntar-se nas sopas, nas saladas, nos cereais, no leite, iogurtes, enfim, onde se queira.
Apesar de eu preferir consumir as sementes inteiras, o modo mais correcto de as ingerir é depois de trituradas, pois inteiras tornam-se mais difíceis de digerir [simplificando: tal como entram, saem!!!!].
Tanto utilizo a versão de sementes de linhaça castanha como a dourada, acho a dourada mais leve em odor.





Coloco as sementes do copo da Bimby, trituro até ficar com a consistência a gosto, não deixo pulverizar [transformar em pó] apenas triturar.
Programei 30 seg., comecei na vel. 7 e aumentei depois para a vel. 9.



Depois transfiro para um recipiente hermético e guardo no frigorífico.



Segundo a Su me alertou, uma vez trituradas, e ao contrário da semente inteira, devem ser guardadas no frigorifico por uma período máximo de 5 dias. Isto porque uma vez trituradas, os óleos são libertados e consequentemente ficam mais perecíveis.




Quase todos os dias faço um pequeno snack de um iogurte líquido ou sólido ao qual adiciono duas colheres de sobremesa de sementes de linhaça trituradas.





As sementes de linhaça douradas encontram-se com facilidade em supermercados, costumo comprar sempre no Pingo Doce.
As sementes de Linhaça castanhas apenas as encontro à venda em ervanárias.

Etiquetas: