Bolo de Cenoura e Coco com Farinha de Milho





Este bolo ficou bem amarelinho, não pelos ovos, pois levou apenas dois ovos inteiros, mas devido à farinha de milho e à farinha custard, que conferem um sabor e uma cor maravilhosa.
Os meus últimos bolos não têem seguido uma receita certa, pois são feitos com o intuito de aproveitar este ou aquele ingrediente, e assim junta-se o útil ao agradável!
Também têem sido quase todos feitos na máquina de fazer pão pois torna-se mais prático para mim. Aos sábados é dia de arrumações cá em casa, enquanto limpo a despensa e a cozinha coloco o bolo a fazer e durante uma hora não me preocupo mais, apenas quando toca o sinal de que já está cozido o tenho que ir retirar.
Todas as receitas que coloco aqui no blog e que faço na máquina de fazer pão podem ser feitas no forno, é exactamente a mesma coisa.

Neste bolo aproveitei três claras que tinha congeladas e um resto de côco ralado, apenas uma colher de sopa, se levar um pouco mais o sabor fica mais acentuado e creio que resulta melhor.
Deixo as quantidades e o modo como o fiz.

Ingredientes:
| 3 Cenoura [deu 160 gr.]
| 2 Ovos inteiros
| 3 Claras [tinha-as congeladas para aproveitar]
| 150 gr. de Açúcar
| 70 gr. de Óleo de Girassol
| 1 Iogurte natural açucarado
| 1 colher [de sopa] de Côco [podem colocar um pouco mais para se sentir melhor o seu sabor]
| 100 gr. Farinha para Bolos da Nacional [não uso fermento com esta farinha]
| 80 gr. de Farinha de Milho
| 20 gr. de Farinha Custard

Preparação:
Coloca-se a cenoura descascada e cortada em rodelas no copo da Bimby e tritura-se com uns toques de turbo.





Retira-se e reserva-se.

No copo da Bimby colocam-se os dois ovos inteiros e o açúcar, com a borboleta colocada nas lâminas.
Programa-se 2 min., vel. 4.
Adiciona-se o óleo, o iogurte, o côco e a cenoura triturada.
Envolve-se 10 seg., vel. 4.
Por fim a farinha para bolos, a farinha de milho e a farinha custard e programa-se 15 seg., vel. 3.



Transfere-se o preparado para a cuba da máquina de fazer pão, ou quem cozer no forno coloca numa forma de silicone, e coloca-se a cozer, seleccionando o programa COZER.
Desenforma-se e serve-se.





E agora queria saber a vossa opinião acerca de Arcas Congeladoras.
Temos um frigorífico de duas portas verticais, estilo americano, mas não tem chegado para colocar todos os ingredientes que quero congelar, principalmente quando trago frango e vegetais de casa da minha Avó.
Costumo deixar tudo em casa da minha Mãe, que tem uma arca congeladora horizontal de grande capacidade, mas depois coloca-se o problema de não ter as coisas cá em minha casa quando preciso.
Assim sendo, e depois de organizar as coisas de modo diferente na despensa, consegui um espaço para colocar uma arca congeladora das pequenas, mas fiquei na dúvida se adquiro das verticais [de gaveta] ou das horizontais.
Eu sei que as horizontais horizontais têem uma maior capacidade de armazenamento [o espaço apenas comporta uma arca congeladora de mais ou menos 100 litros], mas como gosto de arrumar tudo em caixas de congelação não creio que seja prático pôr caixa em cima de caixa, tornando-se depois complicado quando precisar de retirar uma caixa que esteja no fundo.
Estou mais inclinada para o modelo vertical, de gavetas.
O meu problema é que, depois de uma pesquisa, não encontro nenhuma que não forme gelo, modelos No Frost, como por exemplo os frigoríficos.
O frigorífico que eu tenho nunca precisei de o descongelar para limpar, pois tem um sistema que não ganha gelo, é muito prático.
Segundo o que me explicaram as arcas de congelação não têem esse sistema.
As meninas que têem este tipo de arca contem-me tudo.
Ganha muito gelo?
Basta descongelar uma vez por ano?

Obrigado desde já pela vossa opinião!

Etiquetas: , , ,