Empadão de Aproveitamentos



Cada vez mais se nota um interesse das pessoas em receitas para se aproveitar sobras.
Noto que quando publico uma receita em que uso aproveitamentos de ingredientes recebo mais comentários, tenho mais visitas e até mesmo nas pesquisas aparece imenso a referência a "aproveitar sobras" ou "aproveitamento".
Esta necessidade, creio que por influência da tão falada "crise" que o País atravessa, não deve ser passageira, deve sim estar presente na atitude de todas as pessoas que cozinham.
O aproveitar não deve ter uma conotação negativa, como certas mentalidades ainda encaram, mas sim algo que, tal como o cozinhar, deve ser inovador, apetitoso e satisfazer as nossas necessidades de alimentação. Porque o que é agradável aos olhos também costuma ser ao paladar, e aproveitar sobras não é apenas "requentar", é transformar novamente.
O empadão que hoje vos sirvo é a prova disso.
Sobrou arroz de uma refeição, sobrou carne estufada de outra, juntando umas verduras cozidas que por norma existem sempre no frigorífico, prontas a usar, foi só necessário adicionar-se uma omelete, pois a carne era pouca e... já está!
O almoço está servido!

Ingredientes:
| Grelos Cozidos
| Arroz Thai Jasmine Cozido
| Carne Estufada com Cenoura e Cogumelos [de sobra]
| Ovos [para a omelete]
| Queijo mozarella

Preparação:
Todos os ingredientes, à excepção da omelete, já estavam cozinhados, foi só retirar do frigorífico e usar.
Num pirex de forno coloca-se uma camada de verduras cozidas.
Por cima coloca-se a carne, a que foi usada nesta receita era vitela estufada com cenoura e cogumelos, triturei com uns toques de turbo na Bimby.
Prepara-se a omelete e quando estiver com a consistência a gosto retira-se da frigideira e coloca-se por cima da carne picada.
Termina-se com uma camada de arroz cozido e polvilha-se com queijo ralado.
Vai ao forno a dourar.



E então, chamam "restos" a esta refeição???



Etiquetas: ,