Manjericão







Várias pessoas me tem questionado acerca do manjericão que utilizo nas minhas receitas.
Tenho sempre ervas aromáticas frescas plantadas em vasos, e quando necessito basta apanhar as folhas que quero.
O manjericão cada dia se revela uma maior surpresa, cresce e cresce e frequentemente tenho que apanhar as flores que começam a brotar. Segundo a minha Mãe me ensinou ao cortar as flores ele cresce ainda mais.



Do manjericão inicial que tinha já retirei vários pés e plantei em mais vasos, além dos que se vêem nas fotos muito mais houve que foi oferecido a amigas, plantei em vasos mais pequenos e ofereci.
E tenho mais que uma qualidade de manjericão, não sei explicar os nomes técnicos, são pelo menos três variedades de folhas diferentes.
O das primeiras fotos é o mais comum de encontrar, tem folhas grandes e é muito aromático. Ideal para se ter na varanda pois serve como repelente para insectos.
Depois tenho outro que aparece na segunda e terceira foto [vaso pequeno do lado direito) que tem folhas mais pequenas, ao início pensei tratar-se de um manjerico mas foi-me dito que é um manjericão também, apesar de ter as folhas bastante mais pequenas.

E depois tenho o que aparece na foto abaixo com folhas de um verde mais escuro, também muito aromático:



Já agora mostro-vos também o meu limoeiro, que ainda não me deu limões mas que espero que mais uns meses e já dê fruto:

Etiquetas: