Peixinhos da Horta • Legumes Panados • Pataniscas de Legumes

O título é estranho, mas com a mesma receita consegui fazer três versões diferentes.
Curioso, não é?
Mas muito fácil!
Os peixinhos da horta são uma especialidade da minha Avó, eu nunca tinha feito cá em casa.
Aproveitei então quando a tinha cá para me ensinar como os fazer.
Foi como estar a cozinhar com plateia, pois fiquei eu na cozinha e a minha Avó, a minha Mãe e a minha Madrinha sentadinhas no sofá a dar indicações dos ingredientes a utilizar.
O polme foi feito na Bimby, ficou bem diferente do que a minha avó faz tradicionalmente.
Foi muito mais rápido de fazer e ficou bem lisinho.
Além de panar o feijão verde, fiz o mesmo com couve-flôr e com bróculos.
No final aproveitei um pouco do polme, juntei o feijão verde que se tinha partido ao cozer e os pedaços mais pequenos de bróculos e de couve-flôr, misturei tudo e fiz umas pataniscas de legumes fantásticas.

Ingredientes:
| Feijão-Verde
| Bróculos
| Couve-Flôr
| Sal

| Cebola
| Alho
| Salsa
| 3 Ovos [depois nas pataniscas adicionei mais 2 ovos]
| Sal
| Pimenta
| Mistura de Especiarias Sunkiss
| Farinha

Preparação:
Num tacho coloca-se a cozer em água a ferver temperada com sal o feijão-verde inteiro [tirando apenas as extremidades e o veio lateral, se for bem tenrinho nem é preciso tirar o veio], a couve-flôr e os bróculos separados em raminhos.



Quando estiverem tenros retira-se, não se deve deixar cozer demasiado senão partem.
Passa-se por água fria e reserva-se.

No copo da Bimby coloca-se a cebola, o alho e a salsa e tritura-se 15 seg., vel. 5-7-10.
Baixa-se os resíduos das paredes do copo, adiciona-se os ovos e programa-se 15 seg., vel. 5.



Junta-se então um pouco de farinha e tempera-se com sal, pimenta e mistura de especiarias.
Mistura-se 10 seg., vel. 5.



Comecei por colocar duas colheres de sopa de farinha, mas depois vi que necessitava de mais para ficar com uma boa consistência.
No total foram 4 colheres de sopa de farinha, a quantidade irá depender também do tamanho dos ovos.
A consistência deve ficar como uma papa bem cremosa.



Transfere-se o polme para um recipiente largo o suficiente para se colocar o feijão-verde sem o partir.
Envolve-se delicadamente e frita-se em óleo bem quente até dourar a gosto.



No final, e como tinha vários pedaços de feijão-verde partidos e couve-flôr e bróculos muito pequeninos para panar, optei por cortar em pedaços pequenos, juntei mais dois ovos ao polme de sobra, envolvi e fritei colheradas desta massa.





Foi uma refeição de petiscos bem apreciados!





Etiquetas: , ,