Tamboril em Cama de Espinafres com Molho Cremoso de Pesto de Tomate





Comprei uns lombinhos de tamboril sem ter definido ainda o que fazer com eles.
Gosto muito do tamboril para utilizar em arroz ou massinha de peixe, mas são refeições que apenas faço em casa dos meus Pais, porque os meus ricos filhos e o meu rico marido não gostam desse tipo de refeição.
Eu tenho dias em que não sei o que fazer para eles comerem, tamanha é a esquisitisse. Pai e filhos, os genes selectivos de comida são iguais.
Resta-me apenas apregoar que um dia destes faço uma promessa à Nossa Senhora de Fátima de deixar de cozinhar para eles!
Continuando a explicação da receita, que de queixas todos temos as nossas e acredito que vocês também terão a vossa parte em vossa casa, depois de espreitar o frigorífico e ver um pacote de molho de natas para peixe, ficou resolvido que seria utilizado com o tamboril.
Como irão ver nas fotos, fiz metade do peixe com uma cama de espinafres e a outra metade simples.
Vejam lá vocês que até tenho um recipiente de forno com uma divisória ao meio, pois é comum o ter que variar uma receita ao gosto da minha querida e adorada família.

Acompanhei com esparguete, creio que com arroz ficará igualmente bom.

Ingredientes:
| Tamboril [lombinhos sem espinhas]
| Limão
| Cebola
| Alho
| Azeite
| Molho Pesto de Tomate [Rosso]
| Molho de Natas para Peixe [200 ml.]
| Mistura de Especiarias para Peixe
| Sal Aromatizado

| Espinafres

| Massa Esparguete

Preparação:
Corta-se o tamboril em cubos e rega-se com sumo de limão.
Dá-se uma fervura aos espinafres para amolecerem ligeiramente, basta colocar em água a ferver um minuto e depois escorrer bem.

No copo da Bimby coloca-se a cebola e o alho e pica-se 10 seg., vel. 7.
Adiciona-se um pouco de azeite e refoga-se 7 min., vel. 1, temp. 100º.
Junta-se uma colher [de sopa] de molho pesto de tomate, ou em alternativa polpa de tomate.





Adiciona-se também o molho de nata para peixes [ou em alternativa um pacote de natas para culinária].



Tempera-se a gosto, usei a mistura de especiarias para peixe e sal aromatizado.
Programa-se 2 min., vel. 1, temp. 100º.

Num pirex de forno coloca-se os espinafres bem escorridos, e por cima o peixe.



Como podem ver este pirex permite colocar separadamente os alimentos [o que uma Mãe descobre!!!].
Deita-se por cima o molho e leva-se a forno pré-aquecido a 190º até dourar.





Enquanto o peixe está no forno coze-se o esparguete que se serve depois com o molho cremoso do tamboril por cima.



[De referir que o meu marido comeu espinafres. Penso que breve vai cair algum Santo do Altar!!!!!]

Para sobremesa servi requeijão de Seia com doce de morango e gengibre.
O doce caseiro tenho sempre congelado, basta retirar a quantidade que pretendo do congelador quando começo a preparar o jantar e na hora de servir está perfeito.

Etiquetas: ,