Lombinhos de Perca e Lombinhos de Salmão com Cobertura Crocante de Broa de Milho, Alho e Salsa em Molho de Limão







Na altura em que escrevo este post [refiro isto porque a maior parte dos meus posts são agendados e deixo as publicações programadas para várias semanas], uma das principais notícias nos telejornais Portugueses é a polémica à volta da cadeia de supermercados Pingo Doce.
Não me irei pronunciar acerca disso mas tenho que confessar que, no meu íntimo, um dos sonhos que tenho é ter uma cadeia de supermercados. Supermercados não, vou directamente para os hipermercados porque em sonhos podemos ter o que quisermos!
Sempre que chego ao estacionamento de um hipermercado e vejo aquilo cheio de carros eu penso para comigo: quem me dera ser a dona disto!
Para os hipermercados existem sempre clientes! E é um dos únicos locais em que não se encontra apenas um ou dois! Ou serei apenas eu que encontro sempre gente e mais gente a abastecer?
E tenho que confessar outra coisa: eu adoro supermercados e hipermercados!
Andar nos corredores a ver os produtos, as novidades, as promoções.
Para o meu marido é uma autêntica tortura, por isso mesmo contam-se pelos dedos de uma mão apenas as vezes que ele, por ano [e atenção que um ano tem 365 dias!!!!], coloca os seus ricos pézinhos num hipermercado.
Toda esta conversa simplesmente para vos dizer que eu compro o peixe fresco sempre no Pingo Doce e considero que, aqui nesta santa cidade, é o local onde existe o melhor peixe fresco!
Falta cá a concorrência, bem sei e muito anseio para que por aqui se instalem muitos e bons hipermercados ou simplesmente supermercados mas, para já, o Pingo Doce é o único a conseguir tal feito.
Os lombinhos de perca e os lombinhos de salmão chegaram a mim com um aspecto fantástico, mesmo crús, e com eles consegui a deliciosa receita que se segue.
Na mesma altura em que aparece toda esta polémica com o Pingo Doce surge uma reportagem em que se refere que o peixe Português é o melhor do Mundo.
É verdade.
Nós, Portugueses, temos peixe tão bom que é uma pena não sabermos aproveitar mais e melhor o que o mar tão generosamente nos oferece [oferece é uma forma de expressão porque quem o quer tem que o pagar, e bem!]
Muito obrigado Pingo Doce pelo bom peixe que deixas vir até mim!

Ingredientes:
| 1 Lombinho de Perca
| 1 Lombinho de Salmão
| Mistura de Especiarias para Peixe
| Sal Aromatizado
| Limão
| Azeite
| Margarina

| Broa de Milho
| Alho
| Salsa

Preparação:
Os lombinhos que utilizei eram grandes e altos, mesmo muito generosos.
Cortei em pedaços mais pequenos para maior comodidade na altura de os servir.
Temperam-se com a mistura de especiarias para peixe e o sal aromatizado.



Colocam-se num pirex previamente regado com um fio de azeite.
No copo da Bimby coloca-se a broa de milho, um dente de alho e salsa.
Tritura-se com uns toques de turbo, eu prefiro deixar pedaços maiores para depois ficarem bem crocantes.
Deita-se por cima dos lombinhos.



Rega-se generosamente com limão e adicionam-se umas nozes de margarina.
Leva-se a forno pré-aquecido a 190º até cozinhar o peixe e dourar a cobertura.
Utilizando a função ventoínha em 20 minutos o peixe fica pronto e a cobertura bem crocante.



Servi com arroz de especiarias e limão e com uma salada de alface.





Polémicas à parte, a verdade é que com toda esta confusão as promoções no Pingo Doce são cada vez mais e melhores.
Tenho a mala do automóvel atestada com 36 litros de leite do Pingo Doce que consegui levar para casa pagando apenas 50% do seu valor.
Isto porque não me deixaram trazer mais. Mas amanhã volto lá!

Etiquetas: , ,