Rosinhas de Chocolate e Mel • Com Cuajada





O blog Suvelle Cuisine fez ontem um ano e lançou o desafio de, quem quiser participar, elaborar uma receita à escolha, mas tentando converter numa versão mais saudável.
Ora nem de propósito tinha eu preparado uma pequena sobremesa para comemorar o Dia dos Namorados, que cá em casa é todos os dias [!!!] mas que pela tradição se comemora a 14 de Fevereiro.
A receita é de um pudim bem simples, e para a "aligeirar" substituí o açúcar por mel, um adoçante natural que utilizo com frequência cá em casa.
O chocolate utilizado, como demonstram as imagens, é sem açúcar.
Apesar de não ser uma "receita saudável" é, pelo menos, uma versão mais saudável do tradicional pudim de chocolate.

A cuajada é um produto utilizado com frequência cá em casa.
Não sendo fácil de encontrar à venda em Portugal, na vizinha Espanha encontra-se em praticamente todos os supermercados.
Eu tenho a facilidade de a conseguir vinda de Espanha e como o prazo de validade é extenso tenho sempre uma boa quantidade em casa, e que envio a quem me pede.
Para esta receita utilizei a cuajada.
É mais prática do que a gelatina, pois dissolve-se com muito mais facilidade e solidifica também mais rapidamente.
O pudim que vos mostro de seguida ficou bem mais apelativo com o formato de pequenas rosinhas. Utilizei as minhas formas de queques rosinhas, que desenformam muito bem com este tipo de preparado e que dão um efeito giríssimo.
Optei pela utilização do mel em alternativa ao açúcar.
É uma questão de gosto pois tenho também versões cá no blog feitas com açúcar e que resultam muito bem, por exemplo ESTA.


Ingredientes:
| 500 gr. de Leite Meio Gordo
| 1 saqueta de Cuajada
| 2 colheres [de sopa] de Mel
| 120 gr. de Chocolate Negro sem Açúcar



Preparação:
No copo da Bimby coloca-se o leite, o mel e o conteúdo da saqueta de cuajada.
Mistura-se 5 seg., vel. 4.
Adiciona-se o chocolate partido em pedaços e programa-se 12 min., temp. 90º, vel. 2.
Deita-se em forminhas de silicone, eu usei as minhas de formato rosinhas mas poderá colocar-se nos recipientes que se queira, ou formas de formato individual, ou copos pequenos, ou frasquinhos de vidro ou fazer num formato maior.
Leva-se ao frigorífico até solidificar, a cuajada solidifica muito depressa, assim em formato mini passado uns 30 minutos no frigorífico já está pronta a desenformar e consumir.



Na hora de servir desenforma-se e serve-se simples ou acompanhado com fruta.



Etiquetas: ,