Biscoitos Frei Donato • Disparar para um Tabuleiro Forrado com Papel Vegetal



Resolvi fazer este post pois várias pessoas me questionam acerca da superfície para onde se disparar os biscoitos.
Eu utilizo o tapete de silicone pois acho que o biscoito adere melhor, mas quem não tenha tapete de silicone pode utilizar o vulgar papel vegetal, que se encontra à venda nos supermercados.
Tal como refiro sempre, o mais importante para que o biscoito fique agarrado à superfície quando se dispára é a CONSISTÊNCIA da MASSA.
Mostrarei em fotos, mais abaixo, como a massa deve ficar.
Estes biscoitos foram disparados pela minha filha, na altura em que fiz o post ela tinha ainda seis anos [!!!], por isso não creio que seja algo difícil de fazer, até uma criança consegue :)

Relembro algumas dicas:
• Utilizo margarina em barra [tipo Vaqueiro, mas usem a marca que mais gostem desde que seja uma margarina com sal. As margarinas sem sal são moles e alteram a consistência da massa;
• Nunca derreter a margarina;
• Eu faço a massa da Bimby, mas evidentemente cada qual amassa com o utensílio que tiver ou que mais gostar, é indiferente. A massa não precisa de ser muito batida, apenas misturar bem os ingredientes. Como não é uma massa que vá levedar ou crescer muito a sua preparação é do mais básico possível;
• Disparar com o DISPÁRA-BISCOITOS bem apoiado na superfície, seja tapete de silicone, papel vegetal ou directamente no tabuleiro de forno. Apoiar bem o dispára-biscoitos e disparar;
• Não forçar a mola ao disparar, pois pode partir. Se a massa custar a sair é porque está demasiado rija para sair nos discos do utensílio. Deve adicionar-se mais margarina ou um pouco de leite para que saia sem dificuldade. Pelo contrário também não deve estar mole demais. Nas fotos abaixo percebe-se perfeitamente a correcta consistência;
• Disparar para uma superfície FRIA. Se tiverem apenas um tabuleiro de forno devem esperar que arrefeça quando quiserem fazer a segunda fornada de biscoitos, ou, como mostro nas fotos, disparar para o papel vegetal que está em cima da mesa e depois colocá-lo no tabuleiro, assim pode estar quente que já não faz diferença. Agora disparar para a superfície quente faz com que a margarina comece a derreter e o biscoito não agarra;
• Estas dicas, evidentemente, são para os DISPÁRA-BISCOITOS iguais ao que eu envio. São verticais, e dispáram-se na vertical. Além disso os discos são de METAL. A qualidade do utensílio também conta, claro, para um bom resultado.



Ingredientes:
| 300 gr. de Farinha
| 100 gr. de Açúcar
| 180 gr. de Margarina
| 1 Ovo
| 1 colher [de sobremesa] de Açúcar Baunilhado ou umas gotas de Aroma de Baunilha
| 1 pitada de Sal

Preparação:
Introduzir todos os ingredientes no copo e programar 20 seg., vel. 6.
Em seguida programar 2 min., vel. espiga.
Introduzir a massa na máquina dispára-biscoitos e disparar para um tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone.









Para se ver se a massa está com uma boa consistência é muito simples, retira-se um pouco de massa e dá-se um beliscão.
A massa deve manter o formato do beliscão e os dedos sem massa, esta não se deve pegar.







Para disparar, colocar o DISPÁRA-BISCOITOS bem apoiado na superfície e disparar.
Não se deve forçar a mola, pois esta pode quebrar. A massa tem que sair com facilidade.
Segurar o papel vegetal quando se levanta o dispára-biscoitos para este não ficar agarrado.



Na foto acima mostro a primeira fornada.
Retirei os biscoitos, retirei o papel vegetal e aproveitei para mais biscoitos.
Deixei arrefecer a folha, coloquei-a em cima da mesa e disparei os biscoitos.
Agarrei na folha e coloquei-a novamente em cima do tabuleiro [que ainda estava quente], levei novamente ao forno para cozer a segunda fornada de biscoitos. Deste modo apenas gastei um pedaço de papel vegetal e apenas usei um tabuleiro de forno.
Mas será mais fácil e rápido ter dois ou mais tabuleiros a trabalhar em simultâneo.
Apenas fiz esta experiência para demonstrar que é possível fazer os biscoitos utilizando apenas um tabuleiro de forno e uma folha de papel vegetal.







Como se pode ver no canto inferior esquerdo, o último biscoito que é disparado não fica bem formado.
Tal é normal pois já não existe massa suficiente dentro do cilindro para formar um biscoito inteiro. Isto pode acontecer cada vez que o cilindro do dispára-biscoitos fica sem massa.

Depois de todas estas explicações, nada como meter mãos à obra e fazer uns biscoitos caseiros deliciosos, o que acham?





Envio o DISPÁRA-BISCOITOS igual a este da reportagem por correio.
Para mais informações enviar mail para:

luisaalexandramarques@hotmail.com

Etiquetas: ,