Salmão Grelhado em Cama de Esmagada de Batata com Ovo e Folhas de Alface





Salmão é o peixe preferido da minha filha.
Eu confesso que já gostei mais, tenho vezes em que me sabe muito bem mas outras em que o acho enjoativo, talvez por ser um peixe mais gordo.
Num dia de compras em que ela foi comigo à peixaria pediu-me para comprar salmão, e fiquei logo com a ideia de fazer esta refeição, que era comum em minha casa quando eu e o meu irmão éramos pequenos.
A minha Mãe grelhava o peixe e, como sempre fomos muito esquisitos com batatas cozidas, esmagava-as todas, colocava o salmão por cima em pedaços e ovo cozido e regava com azeite.
Aquela refeição sabia sempre tão bem :)
Parece que ainda a vejo a trazer os pratinhos todos preparados para a mesa :)

Cá por casa não tenho o hábito de fazer batata cozida, pois como já disse não gosto, mas existem dias em que o que não se gosta é o que melhor sabe!

Ingredientes:
| Salmão para grelhar
| Sal Aromatizado com Mistura de Especiarias para Peixe

| Azeite
| Vinagre
| Alho
| Manjericão Fresco

| Batatas para cozer
| Ovos [um por pessoa]
| Sal

| Alface
| Azeite
| Vinagre
| Sal Aromatizado
| Mistura de Especiarias para Saladas

| Pão Caseiro ou Broa de Milho para torrar

Preparação:
Comecei por aromatizar o azeite com que temperei o salmão, assim ficou a tomar gosto enquanto preparava a refeição.
Numa molheira coloquei dois dentes de alho e umas folhas de manjericão fresco.
Adicionei azeite, bastante azeite porque somos muito gulosos com azeite, e um pouco de vinagre.





Grelha-se o salmão.
Gosto de o temperar com a mistura de especiarias para peixe, por isso coloquei um pouco desta mistura num moínho de especiarias, adicionei sal grosso e utilizo assim o sal aromatizado para temperar os peixes grelhados cá em casa.



Quando estiver grelhado lasca-se  e tempera-se com o azeite aromatizado com alho e manjericão.



Cozem-se as batatas e os ovos.
No final descascam-se os ovos e cortam-se em pedaços pequenos.



Escolhem-se e lavam-se bem as folhas de alface, colocam-se num prato e temperam-se a gosto, usei sal aromatizado, mistura de especiarias para salada, azeite e vinagre.

Colocam-se fatias de pão caseiro ou de broa de milho a torrar.

Quando estiver tudo pronto preparam-se os pratos.
Comecei por esmagar as batatas cozidas com um garfo.
Coloquei um pouco de cada esmagada nos pratos.
Por cima o salmão grelhado em lascas [e o azeite que o tempera].
Depois os ovos em pedaços e por fim as folhas de alface.



Terminei com uma fatia de pão caseiro torrado, que reguei com azeite.

É uma refeição muito fácil e rápida de se fazer, enquanto o salmão grelha prepara-se o restante e para empratar também é muito simples.



Etiquetas: ,