Frescura em Camadas • Gelatina com Fruta e Iogurte Regado com Mel e Pinhões









Gelatina é dos ingredientes habituais na despensa cá de casa.
Já o era [e continua a ser], em casa dos meus Pais.
É daquelas sobremesas super fáceis e rápidas de fazer, o que demora é mesmo o tempo de solidificação!
Lembro-me de ser pequena, da idade dos meus filhos, e ver a minha Mãe a fazer a gelatina à noite para esta ficar a solidificar e, no dia seguinte, eu e o meu irmão tínhamos a nossa sobremesa fresquinha pronta :)
Outros tempos, as mesmas vontades :)
Também os meus filhos gostam de gelatina. Simples ou em misturas de dois sabores [acham imensa graça ao contraste de camadas], a gelatina torna-se uma boa sugestão para estes dias quentes em que apetece algo fresco e bom.
Além disso tem poucas calorias, é uma óptima aliada para a dieta :)

A sobremesa que mostro não leva apenas gelatina, e é bastante usual cá em casa.
Faço a gelatina de um sabor ou de vários sabores diferentes, depois corto em cubos e cada um compõe a sua própria sobremesa.
Adiciona-se fruta fresca ou frutos secos, iogurte, natas, biscoitos, mel, topping de chocolate ou de caramelo ou o que a vossa imaginação [e desejo] quiser!
A versão que mostro é bem saudável e faço muitas vezes para o meu lanche.

Aproveito ainda esta receita para participar no passatempo que a Royal lançou na sua página de facebook «A sobremesa mais fresca do verão"».
Desejem-me sorte! :)



Ingredientes:
| 1 saqueta de Gelatina de sabor à escolha, optei por Framboesa
| 500 ml. de àgua [250 ml. de água quente + 250 ml. de água fria]

| Fruta fresca a gosto, usei uvas
| Iogurte Grego natural
| Mel
| Pinhões

Preparação:
Prepara-se a gelatina segundo as instruções da embalagem:
Dissolve-se o conteúdo de uma saqueta de gelatina em 250 ml. de água quente.
Mistura-se bem, adiciona-se 250 ml. de água fria [ou o equivalente em cubos de gelo para que solidifique mais depressa].
Mistura-se bem.



Forra-se um recipiente quadrado ou rectangular com película aderente [usei um tabuleiro de pirex].
Pincela-se com azeite ou, em alternativa, pulveriza-se com azeite ou com óleo em spray.







Deita-se a gelatina no recipiente e leva-se ao frigorífico até ganhar consistência.



Em duas ou três horas fica com a consistência ideal para se cortar à faca.
Desenforma-se a gelatina, virando o tabuleiro para cima de um prato ou tábua de cortar e corta-se a gelatina em cubos.





Depois cada um prepara a sobremesa a seu gosto.
Coloquei cubos de gelatina no fundo de uma taça alta, por cima bagos de uva, iogurte grego, reguei com mel e polvilhei com pinhões.
Novamente uma camada de gelatina + iogurte + mel+ pinhões.







Se fizerem duas ou três variedades diferentes de gelatina pode colocar-se camadas alternadas de diferentes sabores de gelatina em taças altas, também fica muito giro.







Etiquetas: