Doce de Pêssego Aromatizado com Anis




Nas últimas semanas tenho feito doce de fruta duas vezes por semana, no mínimo.
Não consumimos toda a fruta fresca que me vai chegando das árvores de fruto dos meus Avós, e custa-me vê-la a amadurecer demais, por isso tenho dedicado alguns serões a fazer doce para aproveitar a fruta.
Já não tenho é espaço no congelador para tanto doce :)

Os pêssegos então são a fruta mais abundante, por isso mesmo aqui deixo mais uma sugestão para os aproveitar.


Ingredientes:
| 700 gr. de Pessêgos bem maduros
| 300 gr. de Açúcar
| 2 colheres [de sobremesa] de Anis em Grão

Preparação:
Descascam-se os pêssegos e retira-se o caroço.
Cortam-se em pedaços e colocam-se no copo da Bimby, adicionando-se metade do seu peso em açúcar.
Aromatiza-se com anis, ou outra especiaria doce a gosto.
Programa-se 30 min., vel. colher inversa, temp. 100º.



Quando uso fruta bem madura não a trituro.
Deixo-a cozinhar em pedaços maiores e ela vai-se dissolvendo naturalmente, ficando no final uns pedaços a notar-se, o que me agrada muito.
Quem preferir os doces mais homogéneos poderá optar por triturar a fruta antes de a cozinhar ou então no final, quando o doce estiver apurado a gosto, aumentar a velocidade da Bimby para unificar a textura do doce.
Também poderá ser necessário dar mais tempo de cozedura, depende muito da quantidade de fruta utilizada e da pecticina natural que a fruta contem. Por exemplo a maçã é um fruto que contém muita pecticina e que muito rapidamente se transforma num doce mais consistente. O pêssego é intermédio, larga bastante água enquando cozinha por isso mesmo poderá necessitar de mais tempo de cozedura para atingir o ponto de doce melado.



Etiquetas: