Aveiro



Todos os anos, para a comemoração do nosso Aniversário de Casamento, eu e o meu marido fazemos uma saída a dois :)
Uns dias só dedicados um ao outro, pois passados tantos anos de casados já precisamos mesmo de estar uns dias sozinhos!

Este ano rumámos ao Norte de Portugal, e fizémos uma breve paragem em Aveiro.
Fiquei encantada com a cidade, tudo muito limpinho, bem tratado e com imensos espaços para passear.
Será certamente um local a visitar com mais tempo pois adorava fazer o percurso de barco.





Segundo a Wikipédia:


Aveiro, conhecida como a "Veneza de Portugal" e durante algum tempo chamada de "Nova Bragança"[2], é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na Região Centro e pertencente à sub-região do Baixo Vouga, com cerca de 55 291 habitantes.[3] . O perímetro urbano é constituído pelas freguesias de Glória e Vera Cruz (a área original da cidade), estendendo-se ainda para AradasCaciaEsgueiraSão Bernardo e Santa Joana.
Fica situada a cerca de 55 km a noroeste de Coimbra e a cerca de 70 km a sul do Porto, sendo a principal cidade da sub-região do Baixo Vouga com 390 840 habitantes (2011), a sub-região mais populosa da região Centro e a segunda cidade mais populosa no Centro de Portugal, depois de Coimbra.[carece de fontes]
É sede de um município com 78 450 habitantes (2011)[1] e 199,77 km² de área, subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sudeste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. É um importante centro urbano, portuárioferroviáriouniversitário e turístico.






Gostei imenso de ver os tradicionais Barcos Moliceiros com as suas pinturas tão coloridas e divertidas :)


Etiquetas: