Doce de Abóbora com Vinho do Porto







Esta abóbora já apareceu tanta vez cá no blog que creio todos a conhecem :)
Foi uma abóbora enorme que a minha Avó me ofereceu e que, depois de servir de decoração durante algumas semanas, usei em várias receitas que tenho mostrado.
O doce de abóbora é um clássico por aqui.
Faço-o com muita frequência por, para além de ser um dos meus doces preferidos, tenho a facilidade de ter as abóboras caseiras que a minha Avó me dá e que assim posso usar.
Desta vez juntei ainda Vinho do Porto, descobri que a garrafeira cá de casa está atestada com Vinho do Porto! Tenho que começar a cozinhar com ele senão ainda se estraga :)

Ingredientes:
| 800 gr. de Abóbora
| 85 gr. de Vinho do Porto [um copinho da Bimby cheio]
| 400 gr. de Açúcar

Preparação:
Descasca-se a abóbora, limpa-se de pevides e corta-se em pedaços.





Usei apenas 800 gr. de abóbora pois é o máximo que aconselho a cozinhar na Bimby sem correr o risco que saia para fora.
Adiciona-se o vinho do Porto, coloquei um copinho da Bimby cheio que deu 85 gr., e metade do peso da abóbora em açúcar.

Programa-se 40 min., vel. colher inversa, temp. 100º.
No final deste tempo, e se necessário, programa-se mais uns minutos na temp. varoma e sem o copinho mas com o cesto por cima da tampa, de modo a que o doce fique bem apurado.
Eu não precisei de programar mais tempo, ficou pronto nos 40 minutos iniciais.



Não gosto de triturar a abóbora, prefiro que cozinhe e se vá desfazendo, deixando no final alguns pedaços maiores.



Etiquetas: