Bolo Bicolor de Mel e Canela • Aniversário do Avó Acácio :)

 photo file-1570.jpg

 photo file-779.jpg

Não sou perfeita.
Não tenho a família perfeita.
Não ambiciono ser perfeita ou ter a família perfeita.
Tenho sim uma família normal.
Com os seus defeitos e as suas virtudes, composta pelo rebanho original e pela "ovelha negra" que, não fazendo directamente parte da família, se coloca a jeito para a ela pertencer.
Os meus sogros e os meus cunhados [irmã e irmão do meu marido], não sendo minha família de sangue, são família de coração.
São pessoas de quem muito gosto e que sempre me ajudaram, são pessoas que respeito e cujos actos são dignos de respeito, e são principalmente a família do meu marido, pai dos meus filhos, logo directamente ligados às pessoas que mais amo.
E são pessoas que gosto de mimar :)
E que merecem ser mimados.
O meu sogro completou 72 anos no dia 23 de Fevereiro e foi esta a maneira que encontrámos para o homenagear.
Eu e os meus filhos fizémos-lhe um bolo bem simples, como ele gosta, e pouco doce, pois é diabético.
E juntamente com as minhas sobrinhas e cunhados cantámos-lhe os parabéns num almoço partilhado.

 photo file-2212.jpg

Ingredientes:
| 1 Laranja
| 4 Ovos
| 150 gr. de Mel
| 70 gr. de Sumo de Laranja
| 70 gr. de Óleo de Girassol
| 200 gr. de Farinha
| 1 colher [de sobremesa] de Fermento em Pó
| 3 colheres [de sobremesa] de Canela
| 1 colher [de sobremesa] de Cacau em Pó

Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a casca de laranja.
Pulveriza-se 30 seg., vel. 5-7-10.
Coloca-se a borboleta nas lâminas.
Adicionam-se os ovos e programa-se 4 min., vel. 4, temp. 37.
Depois mais 4 min., vel. 4 [sem temperatura].
Junta-se o mel, o sumo de laranja e o óleo de girassol.
Envolve-se 10 seg., vel. 3.
Junta-se a farinha e o fermento e mistura-se 15 seg., vel. 3.
Transfere-se metade da massa para uma forma de silicone.
À massa que ficou no copo da Bimby junta-se 3 colheres de sobremesa de canela e uma colher de sobremesa de cacau em pó.
Mistura-se 15 seg., vel. 3.
Deita-se esta massa também na forma de silicone e leva-se a forno pré-aquecido a 190º até cozinhar.
Fazendo o teste do palito deve retirar-se assim que este sair seco.
Deixa-se arrefecer e desenforma-se.

 photo file-1183.jpg

No final preparei uma calda feita com sumo de laranja e duas colheres de sopa de açúcar, levei ao microondas até ferver e deitei por cima do bolo.
Decorei com o açúcar dourado da Vahiné.

 photo file-590.jpg

 photo file-636.jpg

 photo file-1033.jpg

Etiquetas: ,