Arroz Pica-no-Chão




O arroz pica-no-chão, que já contei em outros posts ser uma especialidade de um restaurante da minha zona chamado "O Truão", consiste num arroz de galinha/frango caseiro.
Quando tenho pedaços de frango caseiro que a minha Avó Mariana me dá é neste tipo de refeição que os aproveito.
Pode utilizar-se qualquer parte do frango.
Eu optei por pedaços com mais osso que ninguém cá em casa aprecia, separei a carne do osso, cartilagem e pele e cozinhei assim em pequenos pedaços.


Ingredientes:
| 1 Frango Caseiro [usei partes dessossadas]
| Massa de Pimentão
| Alhos
| 1 Cebola
| Louro
| Oregãos
| Vinho Tinto

| Azeite
| 2 dentes de Alho
| 1/2 Linguiça [ou chouriço]
| 1 Tomate bem Maduro, ou Polpa de Tomate
| 1 Caldo de Tempero
| 100 gr. de Arroz

Preparação:
Umas horas antes faz-se uma marinada com a massa de pimentão, alhos, cebola, louro, orégãos e vinho tinto.
Adiciona-se o frango cortado em pedaços pequenos, no meu caso limpei a carne de peles, ossos e cartilagens e cortei logo em pedaços pequenos .
Deixa-se a marinar a carne para tomar gosto.
Pode fazer-se de um dia para o outro e guardar no frigorífico.

Num tacho coloca-se um pouco de azeite e os dentes de alho esmagados com a faca.
Deixa-se alourar ligeiramente.
Adiciona-se a linguiça cortada em rodelas e o tomate cortado em pedaços pequenos.




Junta-se os pedaços de frango marinado, bem escorridos, e fritam-se de um lado e de outro.

Adiciona-se a marinada, um caldo de tempero e especiarias a gosto.
Deixa-se cozinhar até a carne ficar bem tenra e apurada.



Rectificam-se os temperos, se necessário e junta-se duas medidas de água [a medida que se usar no arroz].
Quando levantar fervura adiciona-se uma medida de arroz [proporção de 1 medida de arroz + 2 medidas de água].
Mexe-se e deixa-se cozinhar o arroz.



Servi com uma salada de alface com especiarias para salada.



Tenho outros posts no blog em que levei o arroz ao forno, desta vez não o fiz.



Etiquetas: ,