Risotto de Cogumelos com Cebolinho e Manjericão Fresco





Não sei se consequência da idade, ando numa fase da minha vida em que só me apetece arroz!
Eu, Luísa Alexandra, que sempre preferi, durante toda a minha vida, a massa como acompanhamento, dou comigo agora a ter desejos de comer arroz :)

Enfim, podia dar-me para pior, não é? :)

Por isso não se admirem de ver cá pelo blog tantas sugestões de arroz nas suas mais variadas formas, como por exemplo este risotto.


Ingredientes:
| 100 gr. de Arroz para Risotto
| 2 dentes de Alho
| Azeite
| Cogumelos Frescos

| 200 ml. de Água
| 1 Caldo de Tempero para Vegetais
| Açafrão em Pó
| Caril em Pó

| 20 ml. de Vinho Branco

| Queijo
| Cebolinho Fresco

| Manjericão fresco


Preparação:
Num recipiente que possa ir ao microondas coloca-se 200 ml. de água e um caldo de legumes.
Tempera-se com um pouco de açafrão e de caril, a gosto.
Leva-se ao microondas até ferver.

Num tachinho coloca-se os dentes de alho descascados e esmagados com uma faca.
Adiciona-se um pouco de azeite e os cogumelos e frita-se até alourar.



Junta-se o arroz para risotto, ter em atenção que NUNCA DE DEVE LAVAR este tipo de arroz para que não perca a goma e fique bem cremoso.
Frita-se dois minutos, mexendo sempre.



Vai-se então adicionando, aos poucos, um pouco do caldo que ferveu.
Junta-se pouca quantidade de cada vez e envolve-se bem, deixando que o arroz absorva todo o caldo antes de juntar mais.
Vai-se repetindo a operação, intercalando com um pouco de vinho branco.
Demora cerca de 15 minutos a cozinhar, depende também da quantidade.

Quando se verificar que o bago de arroz já inchou para o dobro do seu tamanho e já está cozido apaga-se o lume, adiciona-se um pouco de queijo e deixa-se derreter.
Juntei também cebolinho fresco cortado em pedaços.



Serve-se bem quente e com manjericão fresco que lhe confere um aroma e um sabor fantásticos.





Etiquetas: