Lista de Compras • Dicas


Questionam-me imensas vezes acerca de Listas de Compras.
Não sou uma pessoa que me oriente por listas, menús semanais ou qualquer outro tipo de sistema que implique seguir aquilo e aquilo só.
Nem gosto de estar sujeita a uma lista para ir às compras.
Nesta aspecto muitos poderão discordar comigo, é legítimo, mas eu acho que depende da maneira de ser de cada pessoa.
Se eu vou ao supermercado e vejo um produto que uso a bom preço, mesmo que não precise dele de momento, por exemplo shampô, detergente, leite, farinha... qualquer produto básico que se use sempre cá em casa, e está com uma promoção de 50% como agora é usual os supermercados fazerem, eu vou investir nesse produto. Vou comprar mesmo sem precisar de momento pois tenho a certeza que será usado e, se o consigo a um bom preço, a médio prazo será rentabilizado.
Evidentemente que isto se aplica aos produtos que uso, que gosto e que sei de certo que são usados, não compro apenas porque estão em promoção!
Eu costumo fazer as compras do mês no Continente, em que compro produtos que por aqui não encontro facilmente e geralmente aproveitando o talão de 10% de desconto em cartão. No Continente encontro desde produtos de farmácia, na Wells, produtos da área viva que geralmente apenas as ervanárias tem, utensílios de cozinha tipo tachos, frigideiras e coisas do género que se conseguem a bom preço nas promoções e outras promoções sazonais que muitas vezes são bem interessantes.
Depois aqui em Fátima apenas temos o Pingo Doce como supermercado de maior dimensão.
Às terças-feiras vou sempre ver as promoções da semana e comprar o que preciso e o que me interessa, e depois mais no final da semana volto para repôr os frescos: charcutaria, frutas, legumes e peixe.
A carne costumo comprar num talho de confiança.
Todos os dias passo ainda na padaria do Pingo Doce para comprar pão, geralmente quando saio aqui do escritório vou comprar o pão que ainda está quente, fica a caminho de casa.

Para me orientar nos produtos que necessito, visto que a minha memória não é infalível e preciso sempre de uma ajuda extra, tenho uma aplicação no telemóvel que, a meu ver, é muito útil.
Chama-se "Out of Milk", mas provavelmente existem muitas outras dentro deste género que farão exactamente o mesmo efeito.
A aplicação permite gerir várias listas, seja listas de compras, listas de faltas na despensa ou no frigorífico ou listas de coisas a fazer.
Tem várias funções, permitindo fazer cálculos de quanto se irá gastar, passar produtos pelo código de barras [nunca experimentei, mas tem essa opção], adicionar, remover ou transferir produtos entre as listas criadas, criar várias listas de compras... enfim, haja tempo e paciência para descobrir tudo o que permite fazer.
Na lista de compras escrevo os produtos que preciso comprar, na lista da despensa o que me faz falta nas compras do mês ou aquele produto que tenho interesse em conhecer e que não me quero esquecer o nome, deixo tudo lá escrito e assim é como um apoio de memória :)
Na lista das coisas a fazer coloco de tudo um pouco, desde endereços de mail ou nomes de pessoas, medidas de móveis e de espaços [agora com a construção da casa nova tem sido uma enorme ajuda!], toda a informação que quero guardar e ter sempre à mão.
No meu caso, e para a minha maneira de gerir as coisas, é uma excelente ajuda.
Pode ser que vos ajude também :)

Para instalar esta aplicação basta ir à App Store [para quem tem IPhone] ou Play Store [sistema Android] e pesquisar por "Out of Milk".


Etiquetas: