Arroz Doce • Bimby [Thermomix]

Arroz Doce photo DSC07656.jpg

 photo DSC07654.jpg

Arroz Doce é uma receita que me traz sempre boas recordações.
Cresci a ver a minha Avó, a minha Mãe e a minha Madrinha a fazer Arroz Doce sempre que a nossa família se reunia.
Era "a sobremesa".
Aquela que nunca faltava.
Talvez por isso fosse uma receita banalizada.
Não a achava nada de especial porque era sempre o que se fazia, todas as semanas o comíamos :)
Com a mudança para outra cidade, os nossos jantares de Domingo deixaram de ser habituais, depois cada qual tem a sua casa, os membros da família crescem e hoje em dia os nossos convívios são menos, mas com a mesma intensidade e alegria de quanto eu era pequena.
E o arroz doce continua sempre a fazer parte do nosso menú, para que nunca esqueçamos os sabores passado :)

Eu faço o arroz doce sempre na Bimby, mas tem uma receita feita de modo tradicional AQUI.


Ingredientes:
| 1 litro de Leite Meio-Gordo
| 130 gr. de Arroz (usei risotto]
| 1 pitada de Sal
| 1 Casca de Limão
| 2 paus de Canela

| 100 gr. de Açúcar
| 4 colheres [de sopa] de farinha Custard
| 200 ml. de Leite
| Canela em pó para decorar

Preparação:
No copo da Bimby colocar o leite [um litro], o arroz, a casca de limão, uma pitada de sal e os paus de canela.
Programar 45 min., temp. 90º, veloc. colher inversa.
Quando terminar o tempo adicionar o açúcar misturado com a farinha custard, previamente dissolvidos num pouco de leite de forma a não ganhar grumos.
Para que ficasse o arroz bem cremoso utilizei mais 200 ml. de leite para dissolver a farinha custard e o açúcar.
Mexer um pouco com a espátula para incorporar no arroz e programar mais 10 min., temp. 90º, vel. colher inversa.
No final do tempo deitar em tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó.

Arroz Doce photo DSC07653.jpg

Arroz Doce photo DSC07657.jpg

Arroz Doce photo DSC07658.jpg



Etiquetas: , , ,