Bolo com Cobertura de Pasta

Bolo Pasta photo DSC09213.jpg

Bolo Pasta photo DSC09214.jpg

Nunca na minha vida tinha mexido em pasta para cobertura de bolos!
A experiência foi mesmo uma estreia, e foi principalmente um motivo de muito orgulho para a minha filha :)
Mostrei-vos a semana passada os produtos fantásticos que recebi da SODIFER.
As pastas para cobertura de bolos foram o que mais chamou a atenção da Alexandra Luísa, pois ela pensava que era plasticina!
Expliquei-lhe o que era e para o que servia, e nesse mesmo dia à noite estivémos as duas a pesquisar na net como usar a pasta, e a ver vídeos em que demonstravam como a utilizar.
Pediu-me logo para, no fim-de-semana seguinte, fazermos um bolo para usar a pasta.
Logo por sorte a turma da Alexandra iria comemorar a 150.ª lição na segunda-feira, e ficou decidido que iríamos fazer um bolo decorado com a pasta para ela levar para escola.
Nem vos conto a alegria que a minha filha tinha quando o bolo ficou terminado!
Foi logo mostrar ao irmão e ao Pai, já queria ir a casa dos Avós mostrar o bolo e tudo, andava eufórica!
Quando chegou à escola e mostrou aos colegas o bolo ficou muito orgulhosa, pois todos lhe deram os parabéns.
O bolo ficou bem simples, as decorações foram todas feitas com cortantes [de biscoitos], e "colámos" a pasta com doce de framboesa.
A receita de bolo que fiz é igual a ESTA, usei também o preparado de Bolo da Casa da Sodifer, mas fiz tudo na Bimby.
Para untar a forma usei o spray da Sodifer, que é o máximo para untar as formas.

Bolo Pasta photo DSC09194.jpg

Bolo Pasta photo DSC09195.jpg

Depois do bolo estar completamente frio barrei-o com o doce de framboesa da Sodifer.
O doce irá servir como "cola" para a pasta.

Bolo Pasta photo DSC09203.jpg

Bolo Pasta photo DSC09202.jpg

Depois cobrimos o bolo com pasta branca.

Bolo Pasta photo DSC09204.jpg

Bolo Pasta photo DSC09205.jpg

E por cima colámos vários motivos feitos com pasta de cor.

Bolo Pasta photo DSC09206.jpg

Bolo Pasta photo DSC09207.jpg

Bolo Pasta photo DSC09208.jpg

Deixo aqui algumas dicas que foram importantes para nós, e agradeço que me deixem também as vossas dicas e sugestões para que possamos melhorar!
Agradeço às minhas amigas Carla Oliveira e Elodie Gonçalves a ajuda e as dicas que me deram!

• A pasta tem um grande prazo de validade, desde que bem armazenada. Vem em sacos de plástico com fecho, que se devem manter fechados e guardados em local fresco e abrigado da luz. Eu tenho as minhas pastas no saco de origem, dentro de uma caixa da Tupperware opaca e guardada na despensa.

• Para estender com facilidade a pasta deve polvilhar-se o rolo e a base de silicone com farinha Maizena [ou açúcar palpável, que é uma mistura de açúcar em pó com farinha maizena na proporção 5+1]. Usámos apenas farinha maizena e resultou muito bem.

• Se a pasta estiver muito dura deve retirar-se pedaços pequenos e ir amassando com a mão [como se fosse plasticina], até ficar maleável e fácil de estender.

• Pode usar-se qualquer tipo de recheio/cobertura nos bolos, desde que não precise de frigorífico. Os bolos decorados com pasta não devem ir ao frigorífico. Nesse sentido não se aconselha a utilização de natas [pode usar-se se for para consumir de imediato, mas para aguentar de um dia para o outro não é muito aconselhado].


Bolo Pasta photo DSC09209.jpg

Bolo Pasta photo DSC09210.jpg

Bolo Pasta photo DSC09211.jpg

Bolo Pasta photo DSC09212.jpg


Segue-me:

FACEBOOK  |   YOUTUBE  |   INSTAGRAM  |   PINTEREST  |   TWITTER  |   GOOGLE+

Etiquetas: , , ,