Lava Louça • Cozinha

Cozinha photo IMG_1000.jpg

Cozinha photo IMG_1001.jpg

Cozinha photo IMG_1002.jpg

Venho falar-vos um pouco acerca do lava louças que tenho na minha nova cozinha.
Quando publiquei ESTE vídeo a mostrar a cozinha nova referi que iria falar mais pormenorizadamente acerca dos complementos de cozinha, e começo pelo lava louças.
Devo confessar que a minha ideia inicial, quando comecei a pensar no projecto da casa, mais concretamente da cozinha, era um lava louças muito diferente, daqueles vintage em pedra que parecem uma bacia rectangular grande que é colocada na bancada e em que se vê as laterais do lava louças. Adoro esse tipo peças!
Mas depois de conversar com várias pessoas entendidas no assunto e de outras que tem esse tipo de lava louças, cheguei à conclusão que é uma utensílio muito bonito mas pouco prático. Foi-me referido que um dos principais problemas é a infiltração de água, pois tem que levar uma junta de ligação à bancada em toda à volta e tem muita probabilidade de infiltração, além de que sendo em pedra parte imenso a louça...
Comecei então a procurar outras alternativas que me agradassem, até que encontrei um modelo da Blanco que muito me agradou.
Não vos sei explicar correctamente o tipo de material em que é feito, sei que se chama SILGRANIT.
Ao toque parece uma pedra suave, existe em várias cores, eu optei pelo tom crú e é resistente a manchas, arranhões e ao calor.
Ainda estou em fase de habituação ao lava louças, este é completamente diferente do que tinha na nossa anterior casa, que era de metal com duas pias.
Aqui tenho apenas uma pia enorme, mesmo bastante funda, parece uma banheira de criança :)
Tem depois um pequeno degrau elevado onde assenta um cesto de metal, que vem incluído no lava louça.
O principal defeito que lhe encontrei, até agora, é que a água salpica bastante.
A distância entre a torneira, que é uma torneira alta, e a base do lava louça é enorme, e se tiver a torneira aberta ao máximo, com bastante pressão, fico com a janela, que está por trás do lava louças, toda salpicada de água.
Esse tem sido a minha principal queixa.
Poderia ter escolhido uma torneira mais baixa, mas as torneiras baixas em cozinha empatam porque depois não lhe posso colocar, por exemplo, um balde por baixo, ou um tabuleiro grande para lavar. As torneiras de encaixe, que sai para fora uma parte que depois se estica para onde se quer, também está fora de questão porque já tive esse tipo de torneira e não gostei mesmo nada.
Para já o que faço é ter cuidado ao abrir a torneira, é uma questão de habituação.
Já referi algumas vezes que eu detesto lavar louça, cá em casa a louça vai praticamente toda para a máquina de lavar. Passo-a sempre por água antes de a colocar na máquina para retirar a maior parte dos resíduos, e depois coloco na máquina de lavar. Para lavar louça à mão este tipo de lava louças não se torna muito prático, pois tem apenas uma pia e, sendo assim tão grande, é um grande desperdício encher com água para a lavagem da louça de uma refeição de 4 pessoas, por exemplo. Com duas pias torna-se mais prático, digo eu, mas como eu já referi detesto lavar louça! Faço tudo em casa com imenso gosto, lavar louça é o meu ódio de estimação :)
O lava louças, como é embutido na pedra, não tem problemas de infiltração de água, pelo menos assim espero :)

Cozinha photo IMG_1003.jpg

Cozinha photo IMG_1004.jpg

Cozinha photo IMG_1005.jpg

Cozinha photo IMG_1006.jpg

Cozinha photo IMG_1007.jpg

Cozinha photo IMG_1049.jpg

O modelo é de lava louças é ESTE da Blanco. Foi comprado na empresa Virgílio Pereira & Lopes, em Fátima.
A torneira é da Grohe, um dos modelos mais clássicos e que não passa de moda. Comprei na Jofeper, em Fátima.
O manípulo ao lado da torneira serve para abrir e fechar o ralo do lava louças.


 photo 46f41d0c-78b9-4c1f-bbe7-0a01e0ea59b0.png   photo 49fc60a5-db70-428b-92c8-b74259842dd7.png   photo dfa38055-a47c-428c-a0f4-1cbf1011ae31.png   photo def999ce-e7e0-4db6-90a4-456d99c27f4a.png   photo 8a6c7a64-d9eb-4054-8d39-d32edcd4e476.png   photo e50ae6e2-1dd0-4fdb-93a7-76f52c4c7cf2.png

Etiquetas: