Natal 2009





O Natal já passou, e eu venho agora contar como foi o meu!
Depois de ver em tantos blogs reportagens sobre o Natal decidi não colocar as minhas coisas logo nessa semana, para não se tornar tão repetitivo.
Agora que todos voltam à normalidade do trabalho, neste novo Ano que esperamos seja de muita alegria, vou então dar a conhecer o nosso Natal!

É agitado, melhor, bastante agitado, bastante barulhento, com muita gente, com muita conversa para colocar em dia, com muitos doces, com muitas refeições feitas em conjunto mas sempre com muita saúde e alegria, e assim espero que continue a ser!

Este ano foram quatro dias de folia, pois os meus Avós, a minha Madrinha e os meus primos vieram na véspera de Natal e ficaram até Domingo.
Logo eu tive a oportunidade de angariar bastante material gastronómico aqui para o blog!!!!!

Os doces tinha feito no dia 23 de Dezembro, escolhemos doces que facilmente se aguentassem no frigorífico e assim durassem vários dias sem problemas.
Os dias em que a minha família cá teve, e com o mau tempo que se fez sentir, estivémos praticamente sempre em casa... a cozinhar!
Foram dias em que apenas se conversou... e conversou... e conversou... e comeu!
Grandes vidas, hein????

Mostro nesta reportagem o geral do Natal, depois vou colocando várias reportagens específicas de receitas.
É muita coisa, é verdade, mas também foram bastantes dias e bastantes pessoas para comer, tenham isso em consideração!

O que mostro foi tudo feito por mim, pela minha Mãe e pela minha Madrinha.
A minha Avó vai dando os palpites mas o que ela gosta mesmo é de falar de telenovelas (como se eu as visse!!!!).
Já imaginam a comédia que é!
Este ano a minha filha teve um papel muito especial: foi ela que decorou os doces todos, colocando os confetis e decorações de chocolate como mais gostava e sempre muito contente!

A refeição que não fizémos em casa dos meus Pais foi o Jantar de Consoada, que é sempre passado nos meus Sogros.
Depois também mostro as fotos.

Para o almoço de Natal tivémos:

Cabrito Assado no Forno





Perú e Galinha no Forno





Arroz de Forno





Lasanha de Carne









E ainda o Bacalhau com natas, que tem uma reportagem mais alargada a aparecer de seguida.




Relativamente aos doces fiz reportagens individuais de cada um deles, que serão publicadas nos próximos dias.


Doce de Mousse de Chocolate e Natas




Pudim de Ovos com Abóbora





Tarte de Amêndoa, Pinhão e Noz





Creme de Côco e Pêssego





Creme de Baunilha com Suspiros





NataCreme com Capa de Suspiro de Côco





Waffles (feitas com farinha integral)





Rabanadas




Coscurões





Velhoses





Sonhos de Abóbora





Bolo Rei de Chocolate




Os biscoitos que a Nathalie me ofereceu!




E muito mais pitéus que vão aparecer durante os próximos dias aqui no blog.

Este ano decidi também fazer reportagens especiais (isto já parece o Jornal da Noite!!!!) com ideias para utilizar as sobras das refeições de Natal!
Ah pois é... aqui pensa-se em tudo, tudo se aproveita!

No final vão aparecer receitas em que são utilizadas sobras de carne, de bacalhau, de couves, de arroz... enfim, as sobras que se foram acumulando e que, reaproveitadas, ficaram com um aspecto completamente diferente, apetitoso e graças a isso não se deitou nada fora.
São ideias sempre úteis e que tenho a certeza que vão gostar, eu por aqui cheguei a ouvir que os croquetes feitos com a carne de sobra do almoço estavam melhores que a própria carne!

Com as sobras fiz Croquetes Estaladiços de Carne (aproveitamento de carne e arroz), a tradicional Massa de Aproveitamentos e Roupa Velha de Bacalhau.

Ainda colocarei vários posts de pão, pois com tanta gente é algo que nunca pode faltar.
Experimentei uma receita de um livro que a Cerealis me enviou de Pão Rústico com Orégãos e Azeitonas, uma delícia, além do tradicional Pão Caseiro Recheado, desta vez feito em formas de silicone, que ficou com um aspecto tentador!

Espero que gostem, espero que continuem a acompanhar este meu blog pois tenho a certeza que será um Ano Novo cheio de muitas novidades, muitas alegrias e muitas ideias fáceis e úteis que vão tornar a minha e a vossa vida culinária bem mais divertida!

Obrigado a todos pelas visitas!

Beijo muito bom.

Etiquetas: ,